Atenção Motociclistas! Uso de capacete será obrigatório em Umarizal!

 
Uso de capacete será obrigatório em Umarizal a partir do dia 10 de janeiro, mas Policia Militar dará “prazo de tolerância” para adaptação.

A partir do dia 10 de janeiro, andar de moto em Umarizal só será permitido com o uso de capacete. A determinação parte da 2ª Companhia de Policia Militar de Patu, responsável pelo pelotão destacado em Umarizal.

De acordo com nota enviada a imprensa, o comandante do pelotão de Umarizal, Sargento Eduardo Monteiro Melo destaca que “Cumprindo Normas do Código Nacional de Trânsito Brasileiro, informo que a partir do dia: 10 de janeiro de 2014, o uso de capacete por motoqueiros será obrigatório na circunscrição policial de Umarizal/RN.”


O comunicado foi enviado nessa terça-feira, 07, e divulgado hoje, 08. De acordo com o Sargento Monteiro, apesar de a determinação pedir para que a norma seja executada a partir de sexta, o policiamento de Umarizal irá trabalhar durante cerca de 30 dias orientando a população. 
“Porque além dos cidadãos de Umarizal, tem aqueles que vêm de fora e que precisam ter conhecimento da determinação”, disse O Sargento Monteiro ao blog Umarizal em Fotos – O Retrato da Notícia / Jornal Umarizal Notícias – Fraternidade.


Monteiro também informa que o policiamento de trânsito de Pau dos Ferros estará na cidade fazendo campanhas a partir do dia 13 visando conscientizar os motociclistas sobre a importância do uso do capacete. 
“Após esse prazo, quem for flagrado pilotando sem o equipamento de proteção terá a moto apreendida”, complementou.
Código Nacional de Trânsito Brasileiro.
O Art. 244 do Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97 destaca que conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor, sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN ou transportar passageiro sem o capacete de segurança, incide em infração gravíssima com penalidade que vai desde multa a suspensão do direito de dirigir.

Além disso, como medida administrativa, é retirado do condutor documento de habilitação e seu veículo será rebocado.


Veja o comunicado na íntegra:
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PUBLICA E DA DEFESA SOCIAL.
POLICIA MILITAR – CPI 7 º BATALHÃO,
2ª CPM – PATU,
PELOTÃO DESTACADO EM UMARIZAL.
CUMPRIMENTO DE NORMAS DO CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO BRASILEIRO.

Cumprindo Normas do Código Nacional de Trânsito Brasileiro, informo que a partir do dia: 10 de janeiro de 2014, o uso de capacete por motoqueiros será obrigatório na circunscrição policial da cidade de Umarizal/RN.
Quartel em Umarizal/RN, 07 de janeiro de 2014
 Eduardo Monteiro Melo – ST PM. Cmt – Pel.


FONTE: MURAL DE RIACHO DA CRUZ