
Brasília
- O carteiro Francisco Ramos dos Santos, de 35 anos, trabalha
entregando cartas e encomendas há dez anos. Há alguns meses, ele usa um
aparelho celular com acesso à internet móvel (smartphone) para
atualizar todas as informações sobre a entrega de encomendas que faz
durante o dia. Com isso, os usuários poderão ter informações mais
precisas sobre o status do seu pedido.
“Os
usuários vão receber mais rápido, em tempo real. No momento da entrega,
a pessoa já está sabendo a hora em que foi feita”, diz o carteiro.
Cerca de 2 mil profissionais de todo o país já estão utilizando smartphones para
atualizar em tempo real as informações sobre a entrega de encomendas.
Na primeira fase, os equipamentos são usados para o serviço Sedex 10,
mas a previsão é que a ferramenta seja utilizada para os demais serviços
de entrega registrada.
Com
o uso do aplicativo pelo carteiro, o cliente tem informações na
internet no exato momento em que a entrega ocorre. Atualmente, essa
atualização só é feita ao fim do dia, quando o carteiro retorna para a
central de entrega. A mudança também deverá gerar economia de papel, já
que a lista de entregas do dia será disponibilizada no próprio smartphone.
A
nova tecnologia também agiliza o trabalho. Ramos diz que antes levava
cerca de 40 minutos para fazer a prestação de contas da entrega das
encomendas, processo que agora leva um minuto.
“Antigamente,
a gente chegava aqui nos Correios, tinha que aguardar em uma fila para
fazer uma prestação de contas. Alguém organizava a fila, pegava de um em
um e ia dando baixa manualmente. Hoje não, a gente chega, a gente mesmo
dá baixa e não precisa de ajuda de ninguém”, explica.
Os smartphones utilizados
pelos carteiros têm um mecanismo de segurança que bloqueia remotamente
seu funcionamento em caso de furto ou roubo. Os carteiros receberam um
treinamento para usar os equipamentos. Mas, na avaliação de Santos, não
foi difícil aprender. “Foi muito fácil, não tem segredo não”.
Os
carteiros estão usando o sistema nos 14 estados onde o Sedex 10 está
disponível: Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo,
Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Bahia, Mato Grosso do
Sul, Ceará e Espírito Santo, além do Distrito Federal. A segunda fase do
projeto, em processo de contratação, prevê a utilização da ferramenta
para os demais serviços de entrega sob registro.
Os serviços de telefonia celular (voz e dados) e aparelhos de smartphones em sistema de comodato foram contratados por meio de pregão eletrônico. A previsão dos Correios é investir R$ 3 milhões até o fim do ano com a implantação de sistemas, a compra de softwares e tecnologia da informação e o treinamento de funcionários.
fonte: Márcio Melo